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Sinais Dos Arbitros E Juizes

Sinais Dos Arbitros E Juizes

       Sinais do árbitro e   juízes 

 

  • mate : pára a disputa e também o tempo de competição
  • usado para quando um lutador sai da área de competição , comete uma falta , para arrumar o quimono ou em caso de ferimento.

 

 

  • ippon :  comando dado para um ponto completo
  • também é dado devido ao acúmulo de dois wazári
  • é dado para o final de imobilização, estrangulamento ou chave de braço
  • wazári : comando dado para meio ponto "dois wazáris = ippon"
  • dado também para imobilizações entre 25 a 29 segundos

 

  • yuko : quando um arremesso não é um wazári
  • quando uma imobilização vai de 20 a 24 segundos

 

  • sono-mama : comando dado aos lutadores para não se moverem, encostando as duas mãos simultaneamente nos mesmos

 

 

  • osaekomi : sinal dado para início de uma imobilização
  • koka : comando dado para quando um golpe aplicado não é um yuko
  • também dado para imobilizações entre 10 e 20 segundos
  •  
  • não existe mais no judo colouquei só por curiosidade e reparem que não é igual ao mate pois o mate é com o braço reto e nessa image ele esta com o braço proximo do corpo
  • yoshi : comando dado aos lutadores após o comando de sono-mama para reiniciar o combate do ponto onde parou, encostando as mãos simultaneamente nos lutadores

 

  • comando usado para correção de um ponto dado pelo árbitro de forma equivocada
  • osaekomi-toketá :  comando dado quando uma imobilização em andamento é desfeita
  • comando de advertência dado quando os lutadores não estão combatendo por um período de 15 a 20 segundos, sendo que pode ser dado a um ou ambos os lutadores
  • o segundo resulta num shidô, que é um ponto ligeiramente maior que um koka

 

  • shidô : seqüência do comando anterior indicando uma infração, apontando para o infrator 
  • tchui : comando dado para repetição do shidô ou para faltas mais graves (ações proibidas)
  • É um ponto maior que um yuko sendo quase um wazári 
  • hansoku-make : infração grave que põe em risco a sua integridade física ou do oponente
  • (ações proibidas)
  • keikôku : comando dado para advertências graves em lutas no solo
  • (ações proibidas)
  • hantei : pedido feito pelo árbitro para que os juízes laterais dêem uma decisão para auxiliá-lo 
  • hiki-wake : sinal dado para demonstrar o empate entre os competidores
  • sinalização dada pelo juiz lateral indicando a não concordância com a decisão do árbitro 
  • sinal utilizado pelo juiz lateral para indicar que um movimento foi executado fora dos limites da área de combate
  • yusei-gachi : sinal dado para indicar o vencedor de um combate
  • sinal utilizado pelo juiz lateral para indicar que um movimento foi executado dentro dos limites da área de combate
  • sinal utilizado pelos juizes laterais para indicar um vencedor após o pedido de hantei, levantando uma ou as duas bandeiras